PROJETO SOCIAL GRALHA AZUL

Gestão 2023 - 2025  

Após o término do Projeto Piloto (dezembro de 2022), foi renovado o contrato de parceria com a Associação Lar Moisés e a Diretoria da ABPp - PR (2023/2025).

Integram a Comissão de Projetos Sociais as seguintes associadas: Ana Karina El Messane (Titular), Sonia Küster (Vitalícia) - Coordenadora da Comissão e Maria Cristina Montingelli (Efetiva).

Um novo grupo de voluntários participou da formação continuada  de fevereiro a abril de 2023 com os temas: O brincar e formação de vínculos; Da percepção do outro a autoria de pensamento; Espaço Psicopedagógico como continente de aprendizagens -  visita ao Lar Moisés e organização da sala e materiais do Projeto Social Gralha Azul. O programa de supervisão será mantido com encontros quinzenais, cujo propósito é orientar a prática psicopedagógica das voluntárias.

Os atendimentos psicopedagógicos serão de caráter preventivo e tiveram início no dia 24 de abril de 2023 com a periodicidade de uma vez na semana.

Gestão 2020 - 2022

Para atender às orientações do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia, como também, o desejo da Seção Paraná em retomar sua ação no âmbito social, a Diretoria do triênio 2020/2022 constituiu, em fevereiro de 2020, uma Comissão temporária para análise da viabilidade da clínica e/ou ação social. O resultado dos estudos foi apresentado, analisado e aprovado em Reunião Ordinária dos Conselhos da Seção Paraná em 03 de maio de 2021, passando, então, a Comissão para a condição permanente.

Integram a 1ª Comissão de Projetos Sociais os seguintes Associados: Laura Monte Serrat Barbosa (Vitalícia) – coordenadora da Comissão; Ana Karina El Messane e Fernando Corrêa (Efetivos).

O Projeto Social Gralha Azul da ABPp – Seção PR tem como objetivo atender o processo de aprendizagem de pessoas (crianças, adolescente e adultos), de grupos de aprendizagem e de profissionais e estudantes de Psicopedagogia.

Iniciará com um projeto piloto, em parceria com uma instituição que atende crianças que precisam de um acompanhamento especializado em seu processo de aprender.

Terá um programa de supervisão aos profissionais voluntários que desejarem aperfeiçoar seu fazer psicopedagógico. É também um projeto de formação que considerará as crianças dentro do contexto em que vivem.

Avaliará as possibilidades de aprendizagem com o objetivo de levar o aprendiz ao autoencontro para que seja autor de sua aprendizagem.

Sobre o nome GRALHA AZUL

Além da Gralha Azul ser um símbolo do estado do Paraná, replanta pinhões durante o outono, o que favorece o nascimento de novas araucárias.  Segundo os Guaranis, ela é a guardiã da origem dos mistérios. Uma ave que não pode ser criada em cativeiro, voa em bandos, é alegre e brincalhona, seu trabalho é comunitário – uma são todas, todas são uma.

É essa a intenção do Projeto Social Gralha Azul da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Paraná: contribuir para ampliar o grau de autonomia social, intelectual e moral dos aprendizes que serão atendidos, como também, na abertura de um espaço para a formação continuada dos psicopedagogos voluntários que integrarão o Projeto.

 

PLANO DE AÇÃO DO PROJETO SOCIAL GRALHA AZUL

Endereço da entidade onde será realizado o Plano de Ação: Rua da Trindade, 1686; CEP 82920-120; bairro Vila Camargo; Curitiba-PR.

Descrição do Plano de Ação: Iniciará com um projeto piloto, em parceria com a Associação Lar Moisés que atende crianças que precisam de um acompanhamento especializado em seu processo de aprender.

Este serviço será realizado de forma voluntária pelos profissionais formados e/ou especializados em Psicopedagogia.

Terá um programa de supervisão aos profissionais voluntários que desejarem aperfeiçoar seu fazer psicopedagógico. É também um projeto de formação que considerará as crianças dentro do contexto em que vivem.

Avaliará as possibilidades de aprendizagem com o objetivo de levar o aprendiz ao auto encontro para que seja autor de sua aprendizagem.

Periodicidade: Os atendimentos terão uma periodicidade de no mínimo uma vez na semana, podendo ser individual, ou em grupo, bem como a Supervisão dos profissionais voluntários.

Público a ser atendido: Crianças que apresentem necessidade de atendimento no seu processo de aprendizagem; e profissionais da Psicopedagogia (Associados(as) à ABPp PR) que farão o atendimento voluntário, sob supervisão da Seção Paraná.

Capacidade de atendimento: entre 2 e 20 atendimentos semanais, dependendo do número de profissionais voluntários para o projeto piloto em 2022.

Capacidade de supervisão: em grupos de cinco profissionais voluntários: no mínimo uma supervisão semanal, ou quinzenal (dependendo das necessidades) em modo on-line.

Recursos Físicos: uma sala de atendimento, cozinha, banheiro, espaço ao ar livre.

Recursos materiais permanentes: 1 armário, 1 mesa, 3 cadeiras para atendimento individual.

Recursos Humanos: para cada 20 crianças; entre 4 e 5 profissionais voluntários e 2 supervisores, também voluntários e Associados(as) Titulares da Seção PR.

Avaliação do Projeto Social Gralha Azul: Será realizada semestralmente, em parceria entre a Seção PR e a Associação Lar Moisés, por meio de suas diretorias executivas.

Duração do Projeto: o ano de 2022

Processo de adesão dos profissionais voluntários – fevereiro de 2022

O processo de adesão terá como parâmetro, alguns critérios:

  • Ser associado Efetivo, Titular ou Vitalício da ABPp Pr e, portanto, com a formação em Psicopedagogia comprovada;
  • Ter um período de 3 a 4hs, por semana, disponíveis para o atendimento psicopedagógico das crianças e / ou adolescentes; e 1h30 semanal, no mínimo, para supervisão;
  • Preencher a ficha cadastral de voluntariado e se comprometer durante 1 ano com as instituições parceiras para a realização dos atendimentos psicopedagógicos que ficarem sob sua responsabilidade;
  • Fazer parte do programa de formação inicial para a realização da intervenção psicopedagógica, tanto no que se refere à avaliação, quanto ao atendimento psicopedagógico, individual e / ou grupal.

Cronograma do projeto como um todo:

20/11/2021 – encaminhamento do Projeto para a Diretoria Executiva da ABPp PR;

04/12/2021 – Assinatura do Termo de Parceria entre a Seção Paraná e a Associação Lar Moisés;

01/12/2021 – lançamento da logomarca do Projeto Social Gralha Azul nas Redes Sociais da ABPp PR;

14/12/2021 – Lançamento oficial do Projeto Gralha Azul na 7ª Roda/Rede de Conversa on-line, em comemoração aos 30 anos da Seção Paraná, com a presença de representantes das duas instituições;

21/01/2022 – reunião on-line da Comissão de Projetos Sociais e Presidente da Seção PR;

24/01/2022 – início da divulgação para a adesão de voluntários Associados à ABPp PR interessados em participar do Projeto Gralha Azul, bem como, o contato com os Associados que farão a formação e a supervisão dos voluntários;

09/02/2022 – 1ª Reunião on-line (20h) entre os integrantes da Comissão de Projetos Sociais, Diretoria ABPp PR e voluntários;

Fevereiro de 2022 – Curso de formação para a ação voluntária na Associação Lar Moisés;

Março de 2022 – Início da implantação do Projeto Social Gralha Azul na Associação Lar Moisés com a apresentação dos voluntários e demais integrantes da equipe de coordenação.