Em junho de 2021, em Reunião Ordinária do Conselho Nacional da ABPp, uma nova organização geográfica do Estado foi aprovada, ficando sob a responsabilidade da Seção Paraná as seguintes regiões do Estado: OESTE, CENTRO SUL, CAMPOS GERAIS e LESTE.

Se você mora em uma dessas regiões, sua Seção na ABPp é a PARANÁ.

Sinta-se bem-vindo(a)!

Localize-se

A Associação Brasileira de Psicopedagogia – ABPp, com suas unidades filiadas (Seções e Núcleos) em território brasileiro, é grande referência na atuação em Psicopedagogia em nosso país. Em âmbito Nacional, a ABPp atua desde 1980, e no Paraná, desde 1984, prezando sempre pelo desenvolvimento e divulgação da Psicopedagogia, pela atuação profissional ética, visando o aprimoramento técnico-científico de seus associados.

Associar-se à ABPp é uma forma de autenticidade do fazer psicopedagógico, uma vez que aproxima os profissionais à legislação vigente e aos modos de atuação ética em sua prática, permite manter-se em contato com pares que convergem quanto aos princípios éticos da profissão e oferece oportunidades de atualização teórico-práticas na área da Psicopedagogia.

A Formação Continuada dos associados é uma preocupação constante, pois visa o aprofundamento científico, meta-científico e da atuação psicopedagógica nos distintos contextos. Ao tornar-se associado da seção PR é possível buscar essa formação em todas as seções e núcleos da ABPp, no território nacional, com valores diferenciados.

A atuação ética e transparente do Conselho Nacional e a Revista Psicopedagogia confirmam a credibilidade dessa instituição em nível nacional, bem como a atuação ética e transparente do Conselho Estadual e Diretoria da Seção no Paraná.

Convidamos todos os Psicopedagogos do Paraná (das regiões OESTE, CENTRO SUL, CAMPOS GERAIS E LESTE) a se tornarem associados da ABPp-PR, pois alcançar mais abrangência e reconhecimento é um de nossos objetivos, e isso será possível, também, com a sua chegada!

Vamos ampliar a rede de engajamento dos Psicopedagogos, vinculados à ABPp-PR, e fortalecer o campo de atuação em nossa região.

Siga-nos nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações.

Quem é o associado da ABPp-PR?

De acordo com o Estatuto da ABPp PR – TÍTULO III – DO ASSOCIADO – Capítulo I, Artigo 12:

“É considerado associado à ABPp PR o psicopedagogo, profissional da educação e da saúde, acadêmico, estagiário, pessoa jurídica e pessoa estudiosa, interessada nessa área que, sem impedimento legal, seja admitido pela Diretoria de Seção, mediante solicitação e preenchimento de formulário próprio”.

Quais as vantagens de ser um associado ABPp-PR?

  • votar e ser votado (dependendo da categoria) na eleição para Conselheiro da Seção;
  • votar para Presidente da Seção;
  • propor admissão de associados;
  • participar da Assembleia Geral com direito a voz e voto;
  • fazer uso de descontos ou gratuidade em eventos organizados pela ABPp PR e demais unidades filiadas do Brasil;
  • receber o cartão de identificação;
  • participar do Projeto Social Gralha Azul que prevê formação e supervisão aos seus integrantes.

Conheça as categorias de associados da ABPp-PR

I – Associado Titular é a pessoa física graduada e pós-graduada em Psicopedagogia que atenda aos seguintes requisitos mínimos: ser Associado Efetivo da ABPp-PR há pelo menos três anos consecutivos e estar em dia com o pagamento da Contribuição Associativa; apresentar documento de conclusão de curso de Psicopedagogia, em nível de graduação ou pós-graduação, reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura ou por entidades reconhecidas pela ABPp e que atendam as diretrizes formativas do psicopedagogo, por ela estabelecidas; comprovar o efetivo exercício das funções de psicopedagogo, em consultório ou entidade, pelo período mínimo de três anos; apresentar à Comissão de Reconhecimento um memorial descritivo de sua trajetória profissional; apresentar currículo circunstanciado, com cópia em ordem cronológica e encadernada de todos os documentos comprobatórios; apresentar declaração de supervisão, preferencialmente atestada por psicopedagogo integrante Associado Titular; apresentar declaração de terapia pessoal de, no mínimo três anos, atestada por profissional habilitado; comprovar a participação em eventos científicos de âmbito nacional e/ou regional promovidos pela ABPp;

II – É declarado Associado Vitalício o Presidente da Seção ao término de seu mandato, salvo se recusar a essa condição, por escrito;

III – Associado Efetivo é a pessoa física com graduação ou pós-graduação em Psicopedagogia e que não se enquadra na categoria de Associado Titular;

IV – Associado Colaborador é a pessoa física que não tem formação em Psicopedagogia, constituída por profissionais de outras áreas, acadêmicos, estagiários e outras, que presta serviço na área de Psicopedagogia, Educação ou Saúde;

V – Associado Estudante é a pessoa física matriculada em cursos de graduação e/ou pós-graduação;

VI – Associado Institucional é a pessoa jurídica, associação, fundação, organização religiosa ou sociedade na forma do direito civil, representada na ABPp-PR por procurador devidamente constituído;

VII – Associado Honorário é a pessoa física ou jurídica, brasileira ou estrangeira, que se distinguiu por relevantes trabalhos científicos ou tenha prestado real contribuição a Psicopedagogia, ou por expressiva ajuda econômica ou financeira a ABPp-PR assim reconhecida e por indicação da Diretoria da Seção e com aprovação do Conselho da Seção.

É com muito prazer que recebemos todos os interessados em fazer parte de nosso grupo de associados.

Podem solicitar associar-se à ABPp Psicopedagogos e estudantes de Psicopedagogia, assim como profissionais de áreas correlatas. Recomendamos que conheça as categorias de associados aqui.

 

Para se filiar, faça seu cadastro e siga as instruções relacionadas abaixo:

Acesse: https://sistema.abpp.com.br/associe-se

Você deve digitar seu CEP e CPF. Nosso Sistema encaminhará sua inscrição para a Unidade mais próxima de você.

Siga o passo a passo do sistema, preenchendo seus dados e anexando os documentos solicitados. Para anexar documentos que apresentam frente e verso, você deverá anexar um único arquivo ou imagem. Por exemplo, no arquivo “Diploma” você deve anexar um único arquivo no formato PDF ou JPEG contendo frente e verso.

Depois, é só aguardar a análise da documentação. Caso falte algum documento ou tenha alguma alteração a ser feita, entraremos em contato solicitando a correção. O prazo da ABPp-PR para a conclusão da inscrição é de até 60 dias.

Em casos de dúvidas ou dificuldades, entre em contato conosco por mensagem via WhatsApp (41) 9918-57280 ou pelo e-mail diretoria@abpppr.com.br.

 

CONTRIBUIÇÃO ASSOCIATIVA 

O Conselho Nacional da ABPp, em cumprimento ao Estatuto Associativo (art. 76, VIII), deliberou o reajuste de 2% sobre o valor da Contribuição Associativa para o ano de 2024, para pagamentos efetuados a partir de 01/04/2024.

ATENÇÂO! Para os que tiverem interesse em renovar sua contribuição associativa 2024 entre 05/01/2024 e 31/03/2024, estará sendo concedido um desconto no valor referente ao ano de 2023.

Segue a tabela com os valores de reajuste para o ano de 2024. Aproveite o desconto para pagamento até 31 de março de 2024 !

  1. Primeiro passo: acessar a ÁREA DO ASSOCIADO 
  2. Fazer login e senha, ou seja: seu CPF e a senha que você cadastrou no sistema.  Se este for o seu primeiro acesso ao Sistema ou se você deseja saber mais sobre o Sistema ABPp, confira o tutorial acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=EIqBSzLH-Mc

ASSOCIADOS TITULARES:

A partir de agora, os Associados Titulares das Seções e Núcleos deverão pagar integralmente o valor da Contribuição Associativa na ÁREA DO ASSOCIADO. O repasse dos 50% devidos à ABPp Nacional, previsto no Estatuto Associativo, será efetivado por procedimento administrativo interno utilizando o próprio Sistema ABPp, para seu maior conforto. 

Tabela de contribuição associativa dos associados titulares.

Qualquer dúvida que persista entre em contato conosco pelo e-mail diretoria@abpppr.com.br OU pelo Whatsapp (41) 9185-7280.

A contagem de tempo de Associação vigora a partir da efetivação do pagamento e tem validade até 31 de dezembro de 2024.